sábado, outubro 28, 2006

A GRAMÁTICA




"Começo, pois, nesta carta, pola Gramática, que é a porta dos outros estudos, da qual depende a boa eleição dos mais. Porque muitos não intendem o que significa este nome, por isso não fazem grande progresso na Gramática. Eu, ainda que falo com V.P. que o sabe, falarei daqui em diante como se falasse com quem o não soubesse.
A Gramática é a arte de escrever e falar correctamente. Todos aprendem a sua língua no berço; mas, se acaso se contentam com essa notícia, nunca falarão como homens doutos. Os primeiros mestres das línguas vivas comummente são mulheres ou gente de pouca literatura, de que vem que se aprende a rópria língua com muito erro e palavra imprópria, e, pola maior parte, palavras plebeias. É necessário emendar com o estudo os erros daquela primeira doutrina. Uma razão ainda que boa, um pensamento esquisito exposto com palavras toscas ou que não significam o que se quer, desagrada muito e, comummente não persuade..
Isto suposto, julgo que este deve ser o primeiro estudo da Mocidade, e que a primeira coisa que se lhe deve apresentar é uma Gramática da sua língua, curta e clara; porque neste particular, a voz do Mestre faz mais que os preceitos."

Luis António Verney (1713-1792)
Verdadeiro Método de Estudar