terça-feira, outubro 02, 2007

HENRI ROUSSEAU

Pintor francês-21-5-1844, Laval 4-9-1910, Paris


Este genial autodidata, conhecido como "Le Douanier", foi o único pintor de estilo naïf que conseguiu exercer influência sobre estilos posteriores, como o surrealismo e o simbolismo. Sua obra foi objeto, a princípio, de escárnio generalizado, devido ao estilo infantil e ingênuo. No entanto, Rousseau manteve presença constante no Salon des Indépendents, exposição fundada em 1884 e que não estava sujeita ao julgamento de um júri. Pintava de modo intuitivo, sem preocupações teóricas, movido apenas por um objetivo concreto: reproduzir na tela a realidade circundante com a maior fidelidade possível. Renunciou, contudo, à perspectiva linear da arte clássica, que não dominava completamente, e conferiu à realidade uma aparência onírica. Funcionário da alfândega em Paris, Rousseau aposentou-se aos 49 anos para poder consagrar sua velhice à pintura. Pintou nessa fase, que se prolongou até o final do século XIX, obras como Uma Tarde de Carnaval (1886), Eu Mesmo, Paisagem-Retrato (1890) e A Guerra, tema pouco comum na trajetória de "Le Douanier" e que despertou o interesse do público. Com suas pinturas inspiradas na selva, entre as quais O Lobo Faminto (1904), apresentada no Salão de Outono de Paris em 1905, alcançou o reconhecimento. Outras de suas obras principais são A Cigana Adormecida (1905), A Encantadora de Serpentes e O Sonho (1910).
Fonte: NETSABER-BIOGRAFIAS

Rapaz nas rochas

Menina com fantoche

Musa inspirando o artista


Menina com boneca


O sonho

A cigana adormecida


O artista pintando sua Mulher


A Guerra

Jogadores de rubgy

Floresta virgem


Noite de carnaval


A encantadora de serpentes

7 Comentários:

Blogger FERNANDINHA & POEMAS disse...

Olá, linda postagem.
Parabéns.
Beijinhos!
Fernanda

3:11 da manhã  
Blogger APC disse...

'Porque a comoção se pega, e acabo de ler o teu comentário à minha foto do silêncio...

Mas... Estou muito surpreendida!!!
Agora tens um mar só teu, e muito mais azul e infinito!...
E o que eu já tenho aqui para (te) ler, minha valente amiga! :-)
Não falharei. Porque não quero. Porque tenho aprendido muito contigo. Por aqui e por ali.
Com o que li hoje não foi excepção. Acrescentas-me sempre.
E aquele quadro da "Noite de Carnaval" tem qualquer coisa...
Um abraço grande.

1:56 da manhã  
Blogger Jorge P. Guedes disse...

Com sinceridade digo que não é o meu tipo de pintura preferido, o que não significa que não reconheça toda aimportância do pintor.

À parte: o meu lamento pelo texto em português do Brasil.

Um abraço.

9:38 da tarde  
Blogger FERNANDINHA & POEMAS disse...

Olá Luísa, bela postagem,
parabéns.
Um bom fim de semana.
Beijinhos,
Fernandinha

2:03 da tarde  
Blogger Aldora disse...

Que bom ter recebido os parabéns teus não sei como te lembraste eu não sei que vergonha quando fazes anos sou uma cabeça de vento esqueço tudo.
Que bom também encontar aqui este pintor que eu tanto gosto Naiif
alis gosto muito da pintura naïf
Mais uma vez obrigada pelos teus parabéns
Beijinhos
Aldora

6:42 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Adorei! esse foi o primeiro blog que eu vi que tinha o nome das obras de Housseau. Me ajudou muito!
Tchau.
Continue assim.

6:45 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Olá, Luisa! Obrigada pelo post... Iniciei este mês meus estudos em história da arte. Demorei bastante, tenho 25 anos. Cheguei até o seu blog! Que bom! E o meu primeiro passo foi a compra de um livro da taschen, edição esta, em português de Portugal! Que bom que falamos a mesma língua e podemos dividir o conhecimento. Então, obrigada por isso também!!! Abraços!!!!

2:06 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial